Isto ocorre, apesar deste olho ser anatomicamente normal, principalmente por três causas (isoladas ou em conjunto): Estrabismo, Erro de refração (quando um olho tem mais miopia, hipermetropia ou astigmatismo que o outro) ou Opacidade nos meios transparentes do olho (ex. catarata).
Por tratar-se de um problema de desenvolvimento, a ambliopia tem tratamento até os 7/8 anos de idade,através da correção do erro refracional (uso de óculos) e principalmente da estimulação do uso do olho fraco. Isto é feito em geral através da oclusão (uso de tampão) do olho bom.
A ambliopia não tratada pode não trazer nenhuma consequência na vida adulta, porém há muitas profissões que exigem acuidade visual bilateral (dos 2 olhos). No entanto a consequência mais preocupante é a perda ocasional da visão do olho bom ( ou seja, a falta de um estepe)."
Apesar da minha pequena Natália usar óculos desde os 2 anos e tampão há 1 ano, só agora que troquei de oftalmologista (pela 2º vez), descobri a gravidade do problema.
Antes eu pensava que ela tinha estrabismo e astigmatismo e que o tampão era para endireitar o olho estrábico, e pior...caso nada funcionasse, quando ela crescesse uma cirurgia resolveria tudo...
![]() |
Tatá e o primeiro óculos |
Estou assustada !...Agoniada!... "P" da vida com as duas oftalmologistas anteriores!
Agora a "Tatá" tem que usar o tampão 12 horas por dia. E ela não gosta, chora e reclama.
Mas o sucesso do tratamento depende, principalmente, da persistência e dedicação dos pais. Então...Vamos lá !
Fiquem em paz !
2 comentários:
Prima!
Que decepção estes profissionais anteriores!!!
Mas, antes tarde do que nunca!
Vai dar tudo certo com a fofolete da Naná!!!
Beijos!!!
Entendo e assino embaixo na sua indignação! Mas bola prá frente que graças aos céus agora vcs tem um bom profissional para dar o apoio necessário!!! Força aí!!
Beijokas!
Postar um comentário