sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Utilidade Pública: AMBLIOPIA

        " Ambliopia é a baixa de visão em um olho que não se desenvolveu adequadamente na infância. Ás vezes é chamado "olho preguiçoso".
       Isto ocorre, apesar deste olho ser anatomicamente normal, principalmente por três causas (isoladas ou em conjunto): Estrabismo, Erro de refração (quando um olho tem mais miopia, hipermetropia ou astigmatismo que o outro) ou Opacidade nos meios transparentes do olho (ex. catarata).
       Por tratar-se de um problema de desenvolvimento, a ambliopia tem tratamento até os 7/8 anos de idade,através da correção do erro refracional (uso de óculos) e principalmente  da estimulação do uso do olho fraco. Isto é feito em geral através da oclusão (uso de tampão) do olho bom.
      A ambliopia não tratada pode não trazer nenhuma consequência na vida adulta, porém há muitas profissões que exigem acuidade visual bilateral (dos 2 olhos). No entanto a consequência mais preocupante é a perda ocasional da visão do olho bom ( ou seja, a falta de um estepe)." 




      Apesar da minha pequena Natália usar óculos desde os 2 anos e tampão há 1 ano, só agora que troquei de oftalmologista (pela 2º vez), descobri a gravidade do problema
    Antes eu pensava que ela tinha estrabismo e astigmatismo e que o tampão era para endireitar o olho estrábico, e pior...caso nada funcionasse, quando ela crescesse uma cirurgia resolveria tudo...
Tatá e o primeiro óculos 


     Estou assustada !...Agoniada!... "P" da vida com as duas oftalmologistas anteriores!
     Agora a "Tatá" tem que usar o tampão 12 horas por dia. E ela não gosta, chora e reclama.     
     Mas o sucesso do tratamento depende, principalmente, da persistência e dedicação dos pais. Então...Vamos lá !
             
       Fiquem em paz !  

2 comentários:

Aninha **Fairy** disse...

Prima!
Que decepção estes profissionais anteriores!!!
Mas, antes tarde do que nunca!

Vai dar tudo certo com a fofolete da Naná!!!

Beijos!!!

***GrAzI disse...

Entendo e assino embaixo na sua indignação! Mas bola prá frente que graças aos céus agora vcs tem um bom profissional para dar o apoio necessário!!! Força aí!!
Beijokas!

Postar um comentário