terça-feira, 11 de agosto de 2009

Caixinha de memórias: Festa de Barretos

Agosto de 1999.

A moda country estava na rua. Aqui em São Bernardo, o Estância Alto da Serra "bombava".
As pessoas usavam camisa e cinto com fivela ("fivelão"). E a Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos era o destino para quem queria entrar de vez neste mundo. E eu, e minhas amigas Luiza e Adriana, queríamos.
Hotel...nem pensar : caro e longe ! Não tinha nenhum na cidade. O jeito foi alugar um quarto numa casa de família...Tudo da maneira mais segura possível, através de uma imobiliária, pagamos uma parte adiantado e o restante acertaríamos lá.
Sexta à noite, malas prontas, a Lu veio me buscar, nós fomos buscar a Adriana e pé na estrada! E bota estrada nisso...Que lugar longe !...Mais longe ainda porque nós nos perdíamos e nos achávamos, nos perdíamos de novo e nos achávamos...
Enfim chegamos! O dia já estava amanhecendo. Fomos até a imobiliária. E a imobiliária começou a procurar o nosso quarto. É...é isso mesmo... A gente pagou antecipado, mas não havia nada reservado. O mocinho saiu batendo de porta em porta até achar um lugar pra gente ficar... Casa simples, quarto apertado...É, tá bom, só para a gente dormir um pouco, tomar um banho e se arrumar.
Foi nessa viagem que descobri o Macarrão instantâneo em copo. É só colocar água, esperar um pouco e comer. Foi nossa alimentação por todo o fim-de-semana.
Enfim a Festa: "Muvuca, Muvuca, Muvuca!". Lugar cheio...Poucas mulheres, muita molecada bêbada. Os ranchos (arenas com festas particulares) eram um pouco melhorzinhos, mas eram pagos. Achamos um que não era tão caro, e fomos no mesmo todas as 2 noites.
O parque era imenso e impressionava por sua beleza, mas era bom só durante o dia (quando os moleques estavam curtindo a ressaca), mas não tinha muito o que fazer, a não ser ver as provas do rodeio. Gostei da prova do Tambor que é com "amazonas".
Confesso, que avaliando toda a viagem, cheguei a seguinte conclusão:
Barretos, eu fui ! E não volto mais !

O que valeu foi a companhia ! Sinto saudades da Luiza e da Adriana, já que faz muito tempo que não as vejo !

Fiquem em paz !

0 comentários:

Postar um comentário